Vejo que muitos têm criticado o recente boom imobiliário das grandes capitais brasileiras argumentando que a verticalização tem acabado com a qualidade de vida das cidades.
Em São Paulo, por exemplo, ONGs e associações têm sido criadas com o intuito de barrar a construção de prédios em certos bairros.
Argumentos
como transito, colapso da infraestrutura, descaracterização do bairro e
ate falta de sol são frequentemente usados por essas entidades.
É
claro que todos nós gostaríamos de morar em uma cidade horizontal, com
bairros planejados e com muito verde. Mas diante do crescimento
econômico do país nos últimos anos as grandes cidades cresceram
vertiginosamente e desordenadamente e frente a isso, acho que deveríamos
repensar o nosso modelo urbanístico e começar a pensar em um modelo
mais democrático e racional, deixando a utopia e a nostalgia de lado.
Infelizmente,
a ação do Estado em relação ao planejamento, criação, e melhoria da
infraestrutura das capitais brasileiras, não acompanhou seu crescimento e
consequentemente, o desenvolvimento imobiliário desses centros
urbanos. Em síntese, verifica-se que a maioria dos problemas encontrados
nas grandes cidades, são relativos a falta de uma rede infraestrutura
adequada ao seu adensamento. Recente recebi um estudo muito interessante
da Mercer, uma entidade internacional independente, apontando que,
entre as cidades mais adensadas do primeiro mundo (cidades acima de 8
milhões de pessoas), as que proporcionam melhor qualidade de vida a seus
habitantes, são as mais verticalizadas. Por quê? A resposta é mais
simples do que imaginamos! Quem não cresce para cima, cresce para os
lados, ocupando muito mais espaço, ou seja, uma ocupação muito menos
racional.
Vamos imaginar o seguinte, uma cidade como São Paulo,
onde a media do potencial de verticalização permitido é de 2 vezes a
área do terreno,
agora, para compararmos, vamos pegar Nova Iorque, onde, em certas
regiões adensadas, esse potencial pode chegar a 18 vezes a área do
terreno de modo que, na pratica em um terreno de 1000 metros na cidade
de São Paulo, pode se construir um prédio de 10 andares com
aproximadamente 20 unidades de 100 m². Na mesma área em Nova Iorque
teríamos um prédio com 30 andares e 180 apartamentos de 100 m2.
Essas
diferenças vão alem da metragem e numero de unidades dos
empreendimentos, elas tem reflexos diretos e indiretos no dia-dia em
quase todos os aspectos da vida das grandes cidades, pois por incrível
que pareça, cidades com potenciais de verticalização mais baixos, acabam
tendo mais prédios. Como?
Vamos ir avançar pouco mais na nossa
equação. Para produzir as tais 180 unidades em Nova Iorque faríamos
apenas 1 prédio em 1 terreno, em são Paulo serão 8 prédios, 8 terrenos.
Imagine ainda o seguinte, se considerarmos que para formar um terreno de
1000 m², em media, temos que comprar 4 casas, mudando 4 famílias, em
São Paulo, seriam necessários 8000 m² de terreno, demolindo 32 casas e
mudando 32 famílias. O resultado é claro, vamos fazer mais prédios,
esticar e demolir cada vez mais as nossas cidades, gerando sim a tal
descaracterização dos bairros, alem de acarretar um custo maior de
terreno, maior stress da maquina publica, pois serão 8 projetos a serem
aprovados e acompanhados, o que reflete basicamente em um imóvel
mais caro, levando cada vez mais as pessoas, de menor poder aquisitivo,
a buscar moradia em regiões periféricas, mais baratas, tendo que vir
diariamente regiões centrais da cidade de carro ou ônibus, gerando mais
transito e mais poluição, alem de acabar a qualidade de vida desses
cidadãos, que passam horas do seu dia fazendo esse deslocamento.
É
certo que grandes cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro
comportariam níveis de densidade e de verticalização mais altos, para
tanto o Estado deveria aprimorar as parcerias, junto a iniciativa
privada, incorporadores e construtores, na busca de soluções para
otimizar e melhorar a infraestrutura já existente nas regiões centrais e
bairros mais adensados, em troca de potenciais de verticalização
maiores.
Tentei ilustrar aos leitores, sem o uso de referencias
muito técnicas e teorias fundiárias complexas, que a verticalização pode
ser vista como uma boa solução aos dilemas das regiões mais adensadas
das grandes cidades e que o uso de potenciais de verticalização altos
nessas regiões, acaba sendo mais racional, desde que feito com
planejamento e aliado a uma boa rede de infraestrutura.
* Alberto Sassoun é diretor de incorporações da Alianza Desenvolvimento Imobiliário.
Texto gentilmente cedido por PortalVGV
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