Na hora de adquirir um imóvel, informação nunca é demais. Se a casa ou o apartamento for usado a situação é ainda mais delicada, e o interessado deve observar diversas questões para não sair no prejuízo.
Pensando
nisso, o Procon-SP elaborou uma série de dicas para os que estão em
busca de um novo lar. E o primeiro passo é analisar bem a oferta. A
frustração e o arrependimento podem nascer por diversos motivos, entre
eles, o fato de não ter escolhido ou avaliado bem a região.
Barulho, trânsito, confusão
Por isso, é importante visitar o imóvel
tanto de dia quanto de noite. Caso esteja situado em um local
movimento, passe na frente nos horários de pico, para verificar o quanto
o trânsito e o barulho desvalorizam o imóvel. Observe ainda se o bairro
possui a infraestrutura que você precisa, como escolas, posto de
saúde, iluminação e bancos, por exemplo.
Também é necessário
verificar as condições do imóvel, como encanamento, rede elétrica,
ventilação, iluminação dos ambientes. Além do estado de conservação do
teto, telhado, paredes e piso. Vazamentos, rachaduras e mofo podem ser
sinais de problemas graves e, principalmente, caros para consertar.
Problemas com documentação
Pior
do que se arrepender por ter descoberto que se mudou para o local mais
barulhento do mundo, é ter problemas com documentação. Para evitar
transtornos, é importante solicitar ao vendedor, ou procurar por conta
própria, uma série de documentos, que deverão provar que tantos os
vendedores quanto o imóvel não estão enrolados.
Veja a lista elaborada pelo Procon – de documentos que o interessado pelo imóvel deve ter em mãos antes de fechar o negócios:
-
Certidão Vintenária com negativa de ônus atualizada. Esse documento é
fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis competente e informa
sobre os últimos 20 anos do imóvel hipoteca, pendência judicial,
titularidade, etc;
- Certidões negativas dos cartórios de protesto da cidade onde o proprietário reside;
-
Certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Certifique-se de que a
metragem constante na escritura seja a mesma descrita no carnê;
- Existindo financiamento do bem, verifique as condições de liberação ou transferência;
- Solicite declaração negativa de débito ao síndico do condomínio;
-
Informe-se também sobre a existência de projeto de desapropriação para a
área do imóvel. Para isto, consulte a prefeitura de seu município.
Compra enrolada
Ao
comprar um imóvel usado, os documentos são essenciais para comprovar
que ele não está enrolado. O atual proprietário, por exemplo, pode ter
dado o imóvel como garantia em algum empréstimo.
De acordo com o
diretor da franquia imobiliária RE/MAX EMPIRE, Felipe Godoy, é
importante ter a matrícula do imóvel. Esse documento registra todos os
eventos que aconteceram com a propriedade, ou seja, se foi dado como
garantia do empréstimo.
Além disso, a situação dos donos do imóvel
também pode interferir no processo de compra, sobretudo, se for via
financiamento. Se os vendedores tiverem dívidas com a União, o imóvel
deverá ser citado e dificilmente aprovado em um processo de
financiamento.
Quando for comprar, confira a situação civil do
proprietário. Se na escritura estiver o nome de um único dono e ele for
casado em comunhão de bens, o imóvel é dos dois. O que vai exigir a
assinatura tanto do marido, quanto da mulher.
Publicado por InfoMoney
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