quinta-feira, 15 de março de 2012

Quase 50% das devoluções de imóveis em SP ocorrem por motivos financeiros

Em São Paulo, 43,93% dos imóveis devolvidos no mês de dezembro de 2011 foram por motivos financeiros, revela pesquisa feita pelo Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), divulgada nesta quarta-feira (7).
Outro motivo ligado à devolução dos imóveis é a necessidade dos inquilinos em mudar do imóvel, o que representa 56,07% do total de devoluções em dezembro do ano passado.
Segundo o Creci-SP, houve a devolução de 676 imóveis no último mês do ano passado, número equivalente a 69,69% do total de novas locações realizadas no mês. O resultado é 22,98% maior que o obtido em novembro, quando a representação de imóveis devolvidos foi de 56,67%.
Inadimplência
No período, o Creci também observou aumento da inadimplência. De acordo com a pesquisa, o percentual de inquilinos com pagamento atrasado nas imobiliárias consultadas foi de 5,1% em dezembro, ante os 4,18% de devedores em novembro.
Garantias e descontos
Das 970 locações contratadas no último mês de 2011, o fiador foi a garantia de pagamento em caso de atraso de aluguel em 42,46%. Em seguida, 31,63% dos inquilinos optaram pelo depósito antecipado de três meses de aluguel, seguido pelo seguro-fiança, preferência em 24,77% das locações. Por fim, com apenas 1,14% de representatividade, aparece a locação sem garantia.
Em relação aos descontos concedidos pelos proprietários de imóveis em relação ao valor inicial solicitado, o benefício foi mais frequente nas zonas C e D*, representando 7,02% e 12,51%, respectivamente.
Considerando as novas locações, a zona D foi a que teve maior número de imóveis alugados, 36,21%. Em seguida, aparecem as zonas C (18,21%), B (16,13%), A (16,02%) e E (13,42%).
*Zona A - Exemplos: Alto da Boa Vista, Alto de Pinheiros, Brooklin Velho, Campo Belo, Cidade Jardim, Jardim Anália Franco, Morumbi, Pacaembu, Perdizes, e Vila Nova Conceição
Zona B - Exemplos: Aclimação, Alto da Lapa, Bela Vista, Alto de Santana, Brooklin, Cerqueira César, Jardim Marajoara, Pompéia, Vila Madalena, Vila Mariana
Zona C - Exemplos: Aeroporto, Água Branca, Barra Funda, Butantã, Cidade Universitária, Ipiranga (Museu), Jabaquara, Lapa, Moóca, Santana
Zona D - Exemplos: Aricanduva, Bom Retiro, Campos Elíseos, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jardim Miriam, Liberdade, Limão, Sacomã, Vila Prudente
Zona E – Exemplos: Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Dutra, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, Jardim Ângela, MBoi Mirim, Parelheiros, São Miguel Paulista.
Publicado por InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário