terça-feira, 30 de agosto de 2011

Venda de imóveis novos cai 31,1% no 1º semestre em SP, diz Secovi

No total, foram 11.680 unidades vendidas na capital.
Número de lançamentos no mercado cresceu 3%.


As vendas de imóveis novos residenciais na capital paulista caíram 31,1% no primeiro semestre deste ano na comparação com igual período de 2010, aponta levantamento do Sindicato da Habitação (Secovi) divulgado nesta terça-feira (30). No total, foram 11.680 unidades vendidas, contra 17.005 unidades no primeiro semestre do ano passado. “A finalização de avanço da inflação e consequentes medidas de contenção de crédito imobiliário contribuíram para o clima de desaquecimento (no semestre)", afirmou o Secovi em comunicado.
Com relação aos lançamentos, foram 13.992 novas unidades, mostra o Secovi com base em dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), um aumento de 3% sobre as 13.581 unidades lançadas no primeiros seis meses de 2010.
O segmento de dois dormitórios repondeu por 40,3% do total das vendas acumulado no semestre, com 4.708 unidades. Imóveis de 3 quartos ocuparam a segunda colocação, com 3.441 unidades e 29,5% dos negócios realizados.
Na véspera, dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) mostraram que, em dois anos, o preço médio geral de casas e apartamentos usados subiu 88,16% na cidade de São Paulo e o aluguel médio inicial está 60,23% mais caro.
"Quando fechamos o balanço de 2010, o mundo estava bem melhor do que está hoje", afirma Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato, lembrando a crise na zona do euro e nos Estados Unidos.
"Tem muito economista na Europa chamando esses anos de década perdida na Europa", afirmou, lembrando, contudo, que a situação no Brasil não é a mesma e que o mercado imobiliário "continua bastante saudável no Brasil".
Vendas na região metropolitana
Os dados do Secovi mostram que na região Metropolitana de São Paulo, composta por 39 municípios (incluindo a capital), o comportamento de recuo foi parecido com o da cidade de São Paulo.

A venda de imóveis na região caiu 28%, para 24.178 unidades vendidas no primeiro semestre sobre o mesmo período de 2010, ante 33.576 unidades.
AInda segundo o Secovi,  foram 24.739 unidades lançadas, uma queda de 9% frente o primeiro semestre de 2010 (27.187 unidades).
De acordo com o estudo divulgado pelo Secovi, a participação da capital no total de vendas da região sofreu redução “considerável” em relação ao primeiro semestre do ano passado. A cidade contribuiu com 48,3% do total de vendas da Grande São Paulo, sobre os 50,6% do mesmo período de 2010.
"Não estamos mais na exuberância de 2010 (...), mas numa época boa de vendas, acontecendo ainda nos primeiros seis meses [após o lançamento]", afirma João Crestana, presidente da entidade, em evento de divulgação dos dados na capital.
Preço dos imóveis
De acordo com média ponderada realizada na capital (levando em conta as zonas da cidade e a quantidade de dormitórios), os preços do metro quadrado dos imóveis subiram 8,6% no acumulado deste ano na cidade. No mesmo período, a variação pelo IPCA (infação oficial do país, medida pelo IBGE), aponta alta de 3,9%, de acordo com o Secovi.
Foi a maior alta nos preços para um primeiro semestre desde o primeiro semestre de 2007, desde quando o sindicato possui os dados. “A tendência de valorização deste ano é ficar mais próxima dos indices de inflação (...), apesar de ainda estar mais alto”, diz Petrucci.

Gabriela Gasparin em São Paulo
Publicado por G1 - Economia
 
Veja nossas opções de Imoveis em Moema:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário