terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mercado imobiliário aposta na expansão do Retrofit

Retrofit é um termo em inglês que designa “reforma”, mas com o sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. Atualmente o retrofit ocupa uma parcela do mercado imobiliário considerada em franca expansão.
O processo de retrofit não se limita a edifícios, mas pode atingir também grandes áreas urbanas, especialmente quando se aborda a questão da revitalização urbana e atualização de construções sem perder as características arquitetônicas originais.
Um case de grande sucesso neste ramo é da incorporadora BNCORP que investiu na revitalização do prédio Rio Branco, 115 no Centro do Rio de Janeiro. A empresa modernizou fachadas e instalações da construção datada dos anos 50, transformando em um moderno padrão AAA.
O empreendimento que inicialmente visava o aluguel das lajes corporativas e venda somente após a entrega da obra obteu tamanho sucesso que foi comercializado por R$ 94, 1 milhões, com venda realizada cinco meses antes do términio das obras
Prédios aptos a passar pelo processo de retrofit não faltam no país. Em São Paulo, há regiões como o Centro Velho e Avenida Paulista onde mais de 90% dos edifícios não são dotados de inteligência predial. Nos centros e polos comerciais das outras cidades acontece o mesmo. Após verificar o grande sucesso com o Rio Branco 115 a BNCORP pretende investir no retrofit também na cidade de São Paulo.
A junção entre engenharia, equipamentos de controle predial e arquitetura costuma ser a chave de um bom retrofit.

Texto gentilmente cedido por PortalVgv 

Visite nosso site especializado em imóveis comerciais:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário