quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CAIXA e IBM facilitam acesso ao crédito imobiliário

Acordo permitirá mais agilidade para quem deseja comprar a casa própria

A Caixa Econômica Federal, por meio de parceria entre a Caixa Participações (CAIXAPAR), a IBM e a Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), anunciaram, nesta quinta-feira (30), parceria estratégica para atuar na modernização de processos empresariais e serviços do crédito imobiliário e ampliar o acesso à casa própria. A parceria permitirá à CAIXA proporcionar mais agilidade nas contratações para financiamentos habitacionais. Os clientes receberão ainda informação da situação de seus pedidos de crédito em tempo real, por meio de canais como internet e celular.

O acordo inclui a criação de uma nova empresa que utilizará uma plataforma tecnológica IBM adequada para a realidade brasileira. Esta plataforma que inova e moderniza os processos de solicitação de crédito representa uma melhoria significativa na experiência do cidadão.

O negócio foi realizado por acordo de cooperação que estabelece investimentos de capital diretos e indiretos na nova empresa, firmado entre a Caixa Participações (CAIXAPAR), braço de investimentos da CAIXA, da FUNCEF e a IBM.

Uma das consequências importantes dessa ação é a possibilidade de, em breve,  o financiamento imobiliário estar disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, levando as propostas de financiamento e sua concretização ao local onde os negócios serão realizados. É, também, um importante passo rumo à plena informatização das operações de crédito imobiliário, quando será possível aos clientes realizarem  a maior parte operacional dos negócios por meio da Internet, viabilizando a contratação por meio  de escritura eletrônica, assinatura digital certificada e interação com Cartórios de Registros de Imóveis.

A contratação de crédito imobiliário sem circulação de papel – o chamado Processo Zero Papel – é outro passo importante, resultando em maior agilidade na realização das operações de crédito imobiliário, grande comodidade para os clientes e redução de custos.

O aumento da segurança nas operações para todas as partes envolvidas – CAIXA, vendedores e compradores – define a ação dessa nova empresa, uma vez que haverá implementação de uma série de rotinas auditáveis em tempo real, viabilizando maior gestão de todo o fluxo do processo operacional, a partir do atendimento inicial ao cliente até o efetivo registro do contrato.

Segundo o presidente da CAIXA, Jorge Fontes Hereda, o banco trabalha para a ampliação e a facilitação do acesso à moradia e, para isso, é preciso investir na qualidade de prestação de serviço ao cliente. “Essa parceria demonstra a decisão de ampliar nossa agilidade e transparência no atendimento às demandas do cidadão”, afirma Hereda.

Já o presidente da IBM no Brasil, Rodrigo Kede, destaca que o Brasil está frente a uma importante oportunidade para introduzir tecnologia de ponta, que moderniza o sistema de crédito imobiliário, aplicando inteligência para gerenciamento de dados, com um nível de precisão e rapidez único, no mercado brasileiro.

Na opinião do presidente da FUNCEF, Carlos Caser, as perspectivas para o setor imobiliário são de crescimento, ampliadas pela introdução dessa tecnologia de ponta, indicando um grande potencial de retorno atrativo para os investidores.

A CAIXA anunciou, recentemente, a ampliação do prazo de contratação de imóveis com recursos da poupança para 35 anos, e reduziu as taxas de juros, dependendo do nível de relacionamento do cliente com o banco. “Além da CAIXA ser o banco com as menores taxas de juros relacionados à habitação, nossos clientes vão contar com mais comodidade e agilidade para adquirir a casa própria”, afirma o presidente Jorge Hereda.

Crédito Habitacional

A CAIXA contratou, até 24 de agosto de 2012, um total de R$ 63,1 bilhões em crédito imobiliário, relativos a mais de 700 mil contratos, o que representa um crescimento 32,1% superior ao contratado no mesmo período do ano passado, quando emprestou cerca de R$ 47,78 bilhões.

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário